terça-feira, 15 de abril de 2014

COPA DO MUNDO TRAZ EXPERIÊNCIA COMPLETA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Foto: Jovem Pan Online
Preocupados com as pessoas cegas e com baixa visão, a FIFA e o COL (Comitê Organizador Local) oferecerão um serviço de narração audiodescritiva em quatro estádios da Copa.

Haverá dois locutores por jogo em Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional de Brasília), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã) e São Paulo (Arena de São Paulo) com narração transmitida por radiofrequência e captada por fones de ouvido individuais. Os torcedores poderão sentar em qualquer lugar do estádio.

Pelo menos 16 voluntários, quatro de cada cidade sede, passarão por um treinamento intensivo promovido pelo CAFE (Centro de Acesso ao Futebol na Europa) e pela Urece Esporte e Cultura.  No treinamento, um dos exercícios é guiar e ser guiado por companheiros enquanto percorrem as instalações dos estádios, isso faz com que os voluntários percebam as dificuldades de visitar um local sem enxergar e reconhecer a responsabilidade de descrever a um cego tudo que está ao seu redor.

A voluntária Natália Caldeira, 29 anos, comemorou a oportunidade de participar desse projeto, “É uma oportunidade incrível. Não só de estar num jogo de Copa, mas de transmitir a essas pessoas o que acontece e tornar sua experiência mais real. É uma responsabilidade muito grande, mas tenho certeza de que a gente vai ter diversas lições até lá e vai conseguir fazer isso direitinho. Estou preparada”.


Referência: Fédération Internationale de Football Association

Nenhum comentário:

Postar um comentário