quarta-feira, 14 de maio de 2014

OPERAÇÃO PARA PROTEGER AS FRONTEIRAS PARA A COPA

As Forças Armadas estão preparadas para patrulhar e reforçar a segurança do país para a Copa do Mundo, que acontecerá no próximo mês.

A Operação Ágata 8 foi iniciada em toda extensão da fronteira brasileira com os 10 países sul-americanos, um total de 16.886 quilômetros. A ação tem o apoio de 30 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. Além de agentes da polícia federal, rodoviária federal, militar e profissionais de agências governamentais.

Durante a ação, os militares combaterão os crimes mais recorrentes nas fronteiras, como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, imigração e garimpos ilegais.

Foto: Portal Vale do Sol

A operação é parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), criado por decreto da presidente Dilma Rousseff, em junho de 2011. Ocorre sob a coordenação do Ministério da Defesa e comando do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). Antes de a operação ser colocada em prática, o governo brasileiro manteve contato com os países vizinhos para o repasse de informações sobre a utilização do aparato militar.

Como a ação se desenvolve ao longo de toda a fronteira terrestre, as tropas contarão com centros montados nos Comandos Militares da Amazônia (CMA), em Manaus (AM); do Oeste (CMO), em Campo Grande (MS); do Norte (CMN), em Belém (PA); e do Sul (CMS), em Porto Alegre (RS).

Em dois anos, o Ministério da Defesa já realizou sete edições da Operação Ágata. A faixa de fronteira é 150 quilômetros a partir da divisa, compreendendo 27% do território nacional, onde estão 710 municípios, sendo 122 cidades dentro do limite e 588 fora.

Referência: Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário