segunda-feira, 5 de maio de 2014

FIFA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

Getty Images
Após o ocorrido com o jogador Daniel Alves, do Barcelona, no jogo contra o Villarreal em que um torcedor jogou uma banana no campo e Daniel a comeu, atletas do futebol e de outros esportes aderiram a uma campanha na internet e publicaram fotos nas quais aparecem comendo bananas.

A FIFA reconhece sua responsabilidade para combater o racismo no futebol, como está descrito no artigo 3 do seu Estatuto:

A discriminação de qualquer tipo contra um país, uma pessoa ou grupo de pessoas por causa da raça, cor da pele, etnia, origem social, gênero, língua, religião, opinião política ou qualquer outra opinião, saúde, local de nascimento ou qualquer estatuto, orientação sexual ou qualquer outra razão é estritamente proibida e passível de punição por suspensão ou expulsão.

O Código Disciplinar da FIFA, que relata as punições por não cumprimento ao Estatuto é válido em todos os jogos organizados pela entidade. O cumprimento do Estatuto é obrigatório a todas as federações e seus membros, entre eles árbitros, clubes, dirigentes, jogadores e todas as pessoas aceitas pela FIFA em um jogo, inclusive os torcedores.

Foi decretada em 2001, a Resolução de Buenos Aires, a favor da luta contra o racismo. O Dia Contra a Discriminação da FIFA vem ocorrendo anualmente em uma das competições da entidade. Entre as atividades do Dia estão uma entrevista coletiva, um boletim de imprensa e um protocolo especial antes das partidas.

Referência: G1 e FIFA.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário